Ti verde

O TI verde é uma área que vem crescendo continuamente. Faça parte dessa ação consciente!

A tecnologia tem papel fundamental nas ações de sustentabilidade, tanto para produzir ações conscientes como para propaga-las. Dessa forma, o TI verde envolve muito mais do que economizar energia desligando computadores. Saiba tudo sobre essa nova ‘onda’ de sustentabilidade:

 

Entendendo o significado de TI verde

O TI verde engloba diversas ações de sustentabilidade, incluindo operações para tornar os processos de produção menos prejudiciais ao ambiente, reduzir o consumo de energia, diminuir o número de descartes, entre outros.

Basicamente, esse conceito consiste em utilizar a tecnologia a favor de ações que diminuam os impactos no meio ambiente. Seu principal objetivo é minimizar os impactos negativos que o uso da tecnologia pode trazer ao ambiente.

 

Quais ações compõem o TI verde?

  • Eficiência energética

A eficiência energética consiste basicamente em otimizar recursos para reduzir o consumo de energia elétrica. A estrutura de TI, que inclui computadores e servidores, não só consome muita energia pelo seu uso contínuo como também pela necessidade de resfriamento. Por isso, ações simples como desligar computadores inativos ou inutilizados, usar fontes de energia alternativa e usar notebooks já ajuda a diminuir esse gasto. Além disso, essa estratégia envolve ainda a compra eficiente e planejada de equipamentos, bem como campanhas internas de conscientização para os colaboradores.

 

  • Descarte consciente

As constantes inovações e revoluções tecnológicas aceleraram o descarte de componentes. Se descartados de maneira errada, esses eletrônicos podem se tornar um grave problema de poluição, por conta da sua alta concentração de produtos químicos.

Por isso, o TI verde propõe o descarte consciente dos equipamentos, principalmente se eles ainda podem ser reaproveitados. Há instituições e postos de coleta especializados, como a MDF Technology, onde é possível deixar os eletrônicos sabendo que o destino final será o correto.

 

  • Ferramenta a favor da sustentabilidade

A tecnologia é uma ferramenta que pode ajudar a corrigir os maiores problemas ambientais da atualidade. Medições climáticas, cálculos de poluição e previsões de impactos, por exemplo, são informações que podem ser obtidas com o auxílio da tecnologia.

As ações envolvem também otimizações em linhas de produção de todas as áreas, de forma a tornar os processos menos prejudiciais ao ambiente. Linhas de produção sustentáveis já são uma realidade hoje. Por isso, empresas que têm esse tipo de serviço devem ser reconhecidas e valorizadas.

Para um TI verde eficiente, é necessário que essa área esteja conscientizada e que toda a empresa e equipes estejam em sintonia com os princípios da sustentabilidade. Todas as estratégias nessa área precisam ser analisadas criteriosamente para avaliar seus impactos e real ação de sustentabilidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *