NAS doméstico, ambiente de uma sala de tv com um storage NAS Qnap de duas baias na estante abaixo de uma tv com a tela de usuário conectado ao NAS

 

Procurando o melhor NAS doméstico? Reunimos os melhores modelos de storages NAS para uso residencial num único artigo, buscando facilitar a escolha dos usuários que ainda estão em dúvida.

Lembrando que esses equipamentos são basicamente grandes discos externos que, ao invés de serem conectados a um PC, conectam-se a sua rede local através de uma conexão LAN. Essa conexão permite que computadores, notebooks, tablets e outros dispositivos móveis que estejam conectados à rede acessem todas as informações armazenadas, independentemente do sistema operacional do equipamento.

Mais seguros e robustos que os HDs externos, esses sistemas de armazenamento possuem recursos para compartilhar dados via internet através da criação de uma nuvem pessoal além de proteger o acesso contra usuários não autorizados, graças a autenticação por login e senha. Alguns modelos possuem ainda proteções contra falhas de hardware, como a possibilidade de agregar duas portas LAN num único link ou gravar informações em mais do que um hard disk, entregando maior performance ou segurança ao sistema.

 

Quais são os problemas que posso resolver com um NAS doméstico?

Quando o assunto é armazenamento, a maior preocupação dos usuários está relacionada com a perda de dados. Um NAS doméstico pode ser um ótimo equipamento para armazenar dados e centralizar o backup, porém somente os melhores equipamentos possuem recursos robustos contra a perda de dados.

Problemas como montar um servidor de arquivos ou fazer backup dos computadores de rede podem ser facilmente resolvidos com a maioria dos equipamentos, porém permitir a criptografia dos dados armazenados, manter disponíveis todos os arquivos essenciais via cloud de forma segura e proporcionar proteção contra falhas de hardware são recursos encontrados somente nos melhores NAS.