Por mais seguro que seja seu servidor, qualquer ambiente virtualizado precisa ter seu backup em dia. A Synology entrega soluções de baixo custo para manter o backup de seu ambiente virtualizado sempre atualizado.

O aplicativo Active Backup for Business é voltado para fazer backup de máquinas virtuais (VM) em ambientes VMware e Hyper-V e acompanha os NAS Synology corporativos.

 

Active Backup for Business Synology, DS1819+ Synology

 

Como o software para backup de VM funciona?

Os storages Synology não necessitam de um agente para fazer o backup do ambiente virtualizado. Quando uma nova tarefa de backup é iniciada, o Active Backup for Business se conecta aos hosts de virtualização e solicita ao vCenter Server, host ESXi ou host Hyper-V para criar um snapshot das máquinas virtuais.

 

O que acontece com as atualizações durante o backup?

Nesse momento os discos virtuais das VMs são colocados no estado “somente leitura” e todo disco virtual recebe um arquivo delta. Caso algum usuário faça alguma alteração nas máquinas virtuais durante o backup, as mesmas serão gravadas nesses arquivos para uma posterior atualização.

 

Fazendo o backup das máquinas virtuais

Se a opção “application-aware backup” estiver habilitada para a tarefa de backup, o Active Backup for Business se conectará aos sistemas operacionais das máquinas virtuais, verificará os aplicativos em memória e as operações de I/O pendentes de cada VM, garantindo maior consistência no processo ao executar a tarefa de backup de cada ambiente virtual.

 

Fazendo backup de máquinas virtuais, Storage NAS DS1019+

 

Gravando o backup da VM

O Active Backup for Business lê os dados da VM do disco “somente leitura” e transfere para o destino de backup para o Synology NAS via rede. Após o primeiro backup completo, o sistema permite habilitar o backup incremental para as próximas cópias (somente as VMs com o recurso CBT ativado).

 

Backup incremental com CBT (Changed Block Tracking)

O Active Backup for Business usa os recursos VMware vSphere Change Block Tracking (CBT) / Microsoft Hyper-V Resilient Change Tracking (RCT) para copiar / restaurar apenas os blocos de dados que possam ter sido alterados desde o último backup. Isso implica em menor tempo de backup e mais praticidade ao processo.

 

Changed Block Tracking, Storage Synology DS918+

Autenticação do Snapshot

Enquanto transfere os dados da VM, o Active Backup for Business compacta os dados da máquina virtual de origem e os criptografa durante a transferência, enviando-os para o servidor Synology. Depois que o Active Backup termina de ler os dados da VM, o Active Backup for Business solicita que o host do vCenter Server, ESXi ou Hyper-V confirme e autentique o snapshot da máquina virtual.

 

Vantagens de fazer backup de VM com a Synology

Por tratar-se de sistemas de armazenamento equipados com hard disks e memórias SSD não proprietários, os NAS Synology custam pouco, são fáceis de instalar, manter e acompanham gratuitamente a ferramenta de backup Active Backup for Business.

Com a linha de storages profissionais da Synology é fácil fazer backup de todas as suas VMs sem nenhum estresse. Solicite maiores informações com nossos especialistas.