Storages NAS não são limitados apenas por acessos dentro da rede local. Os melhores storages NAS já possuem recursos para acesso remoto, permitindo gerenciamento do equipamento e acesso simultâneo dos dados do mesmo. Os conhecidos Cloud Storages utilizam serviços em nuvem que são úteis para compartilhar conteúdo entre colaboradores, amigos e familiares, não importando onde estejam localizados.

O MyQnap Cloud é um exemplo de serviço de nuvem pessoal.

Segurança

A segurança das informações também é um fator que deve ser considerado na compra de um storage, quer seja para uso domésticos ou nos negócios. Alguns Network Attached Storage para uso empresarial possuem recursos como backup com snapshot, criptografia de arquivos e gerenciamento de acesso aos dados, além de ter controle de acesso à pastas e arquivos, autenticação de uso protegido por senha e permitir a criação de VPN.

Para proteção contra roubo dentro de ambientes públicos, é desejável que o storage possua conectores de segurança Kensington Locks (ou K-Slots), que permitem amarrar o NAS a uma parede ou mesa.