Empresas de cibersegurança estão constantemente lançando novos produtos, dizendo que ajudarão você a permanecer seguro online. Mas eu testei todos os programas antimalware do mercado, e apenas poucos foram realmente eficazes.

Para começar, programas antimalware são parecidos com um antivírus, mas não são bem a mesma coisa.
Programas antimalware combatem todos os ataques de cibercriminosos modernos, além de vírus tradicionais. Também nos protegem contra coisas como ransomware — que trava seu aparelho até que você pague um resgate para o atacante — e spyware — que rouba informações pessoais do seu computador. Dito isso, muitas pessoas usam o termo “antivírus” e “anti-malware” como se fossem a mesma coisa, e a maioria das melhores empresas de cibersegurança oferecem proteção antimalware completa através dos seus programas antivírus.

Está sem tempo? Aqui está um resumo dos melhores programas anti-malware:

  1. Norton: A melhor proteção em geral contra malware, uma marca reconhecida em cibersegurança.
  2. Malwarebytes: Melhor programa exclusivo contra malware, alto nível de satisfação do cliente.
  3. TotalAV: O melhor programa quanto a recursos antimalware extras, como o otimizador do desempenho do aparelho.
  4. Avira: Melhores resultados antimalware, com varreduras rápidas e leves.
  5. McAfee: Melhores opções de customização, ótima proteção avançada contra malware.

Não existe programa antimalware “gratuito”

Algumas empresas dão seus programas antimalware de graça. Mas, quando se trata desse tipo de software, você só recebe pelo que pagou.

Vários programas gratuitos só disponibilizam seus recursos premium após pagamento. Muitas vezes, esses recursos podem ser essenciais para manter seu aparelho seguro — como proteção em tempo real, proteção contra keylogging e proteção avançada contra vírus. Outra maneira pela qual antivírus gratuitos ganham dinheiro é vendendo dados dos usuários. O Avast (a empresa por trás de antivírus populares, como o Avast e o AVG) vende dados gratuitos de usuários para grandes corporações e anunciantes. Infelizmente, não existem produtos antimalware genuinamente “gratuitos” — você sempre vai pagar de alguma forma.

Apesar de você poder permanecer protegido com um programa antimalware gratuito, não pode realmente fornecer informações importantes, como dados de cartão de crédito ou logins, a um software gratuito. Usuários premium têm a satisfação de saber que seus dados estão fora de perigo. Meu programa antimalware preferido de 2020 — o Norton 360 — é um software avançado que oferece todo tipo de proteção contra malware. Saber que todos os meus dados estão seguros faz valer muito a pena pagar alguns reais todo mês.

Como eu avaliei os melhores produtos antimalware de 2020:

  • Proteção. Esse é meu critério número 1 em relação a todos os meus produtos de cibersegurança. Eu testei minuciosamente cada um destes programas para ver qual suportava melhor repetidos ataques de malware, e só incluí programas nesta lista que pudessem garantir proteção contra todas as potenciais ameaças.
  • Valor. É importante garantir que os recursos valem o preço. Minha análise de custo-benefício avaliou se os recursos do programa justificam ou não o custo.
  • Facilidade de uso. Vários produtos de cibersegurança são extremamente técnicos, e não são fáceis de usar pelo consumidor comum. Eu testei pessoalmente cada um desses programas, naveguei por todos os recursos e vi em primeira mão se eram ou não fáceis de usar.
  • Suporte ao cliente. Se houver um problema com meu antivírus, quero saber que posso obter suporte de alta qualidade o mais rápido possível. Eu contactei as equipes de atendimento ao cliente de cada empresa para avaliar a força da sua infraestrutura de suporte.

Marcas famosas que não entraram na lista:

  • Kaspersky. O Kaspersky é líder no mundo de cibersegurança. Adoro a eficiência de sua proteção contra malware, combinada com a interface fácil de entender. Mas seu produto mais caro não vale a pena realmente, e seus produtos mais baratos não são melhores que outros programas antimalware nesta lista.
  • Comodo. O Comodo é uma ótima empresa, que oferece alguns programas de cibersegurança poderosos. Mas eu não sou muito fã do seu principal antivírus. Acho que não se compara a outras marcas nesta lista em termos de varredura anti-malware e proteção em geral.
  • Avast/AVG. Como mencionei antes, o Avast/AVG é conhecido por vender dados de usuários. Eu não tolero empresas de cibersegurança que cedem as informações das pessoas, especialmente sem que elas saibam. E, no momento, existem tantas empresas oferecendo poderosa proteção anti-malware que ninguém precisa sacrificar privacidade pela qualidade.

1. Norton 360 — Melhor programa antimalware de 2020

 

Norton 360 é incrível. Além de proteção completa contra malware — incluindo contra ransomware, spyware e vírus — há também:

  • Controles parentais — bloqueia sites inadequados e lhe permite monitorar a atividade online de usuários em sua casa.
  • VPN segura — mantém seus dados privados quando você se conecta a redes Wi-Fi públicas, e lhe permite acessar sites que não estão disponíveis em sua região.
  • Gerenciador de privacidade — gera senhas fortes, armazena-as em segurança e lhe ajuda a se logar em suas contas com apenas um clique.
  • Backup na nuvem — armazenamento online de alta segurança para seus documentos sensíveis. Oferece 10 GB no plano Standard, 50 GB no Deluxe e 75 GB no Premium.

Norton é uma escolha particularmente fantástica para famílias. Existem três camadas de preços em sua linha 360 — Standard, Deluxe Premium (e você obtém 55% de desconto com este código promocional). O pacote Deluxe lhe dá direito a até cinco licenças, e o Premium dá direito a dez. E, como detalhei em minha análise sobre o Norton 360este programa tem os melhores controles parentais que eu já usei.

Do que eu gosto:

  • Várias licenças — ótimo valor para quem quer proteger toda a família.
  • Uma gama impressionante de recursos.
  • Poderosos controles parentais.
  • Inclui uma grande quantidade de armazenamento de dados.
  • O suporte ao cliente responde rapidamente.

Do que eu não gosto:

  • Recursos de controles parentais indisponíveis para usuários do Mac.
  • A VPN não funcionou tão bem quanto outras em meus testes.

Conclusão:

Cada produto do pacote 360 do Norton tem recursos impressionantes. Os controles parentais e o generoso número de licenças que vem com o 360 Deluxe e o 360 Premium tornam o Norton uma ótima escolha para as famílias. Mas a proteção de classe mundial do Norton é uma ótima escolha para qualquer pessoa que precisa de um programa antimalware poderoso e completo.

 VISITAR NORTON

2. Malwarebytes — Melhor motor antimalware

O Malwarebytes foi um dos primeiros programas antimalware que surgiram no mercado, e ainda é um dos melhores de 2020.

Este software apresentou taxas de detecção quase perfeitas em todos os testes contra malware do SafetyDetectives, e supera consistentemente outros gigantes da cibersegurança, como o Kaspersky e o Avast, na proteção contra malware.

O Malwarebytes é fácil de usar, altamente customizável e intuitivo, e o Malwarebytes Premium é um antivírus e antimalware totalmente capaz, oferecendo proteção em tempo real e análise de comportamento.

Só precisei de alguns minutos para descobrir como usar o programa, e ele rapidamente fez a varredura em meu computador para assegurar que ele estava totalmente protegido. Fiquei particularmente impressionado ao ver o quão rapidamente ele detectou meus vírus de teste e como exibiu uma notificação avisando as possíveis ações a tomar assim que o malware foi identificado.

Existe uma versão gratuita do Malwarebytes (que é ativada após o período de teste de 14 dias), mas simplesmente não é boa o bastante sozinha para ser utilizada como seu único antivírus. Dito isso, a versão gratuita — quando usada em conjunto com outro antivírus — é muito eficiente ao examinar e remover malware de um sistema.

Do que eu gosto:

  • Varredura em tempo real e análise de comportamento para proteger você completamente contra malware.
  • Teste gratuito de 14 dias e garantia de reembolso em até 60 dias (74 dias para usar de graça).
  • Motor de varredura antimalware rápido e poderoso.
  • Leve e fácil de instalar.

Do que eu não gosto:

  • A versão gratuita não tem proteção em tempo real.
  • O suporte ao cliente precisa melhorar.
  • Não tem muitos recursos extras.

Conclusão:

Malwarebytes tem um dos melhores motores de varredura contra malware que existem. A versão gratuita só é boa quando usada junto com um antivírus com proteção em tempo real, mas o Malwarebytes Premium tem um dos melhores níveis de proteção 100% antimalware do mercado. Se você precisa de um programa robusto e leve, com uma abordagem simples em relação à cibersegurança, o Malwarebytes é uma ótima escolha.

3. TotalAV — Melhores recursos extras antimalware

O TotalAV é um novato no espaço antimalware, mas suas poderosas habilidades de combater malware ajudaram-no a conquistar sua boa reputação no mundo da cibersegurança.

Além da proteção contra vírus e malware, o TotalAV também vem com vários recursos extras, como:

  • Ferramentas de otimização e desempenho — limpa seu disco rígido e mantém seu aparelho funcionando sem problemas.
  • Safe Site — extensão para o navegador que lhe ajuda a evitar sites falsos e golpes de “phishing” que tentam convencer você a lhes dar suas informações pessoais.
  • Cofre de senhas — mantém suas credenciais de login organizadas e seguras.
  • Navegação segura — Rede Virtual Privada (VPN) ilimitada.

Quando o testei durante minha última avaliação, fiquei impressionado ao ver como este programa foi capaz de proteger meu computador dos vírus de teste. Ele alcançou bons resultados consistentemente, ficando lado a lado com programas famosos, como o Norton e o Bitdefender — e a proteção em tempo real do TotalAV se revelou uma das defesas mais rápidas e seguras antimalware que eu já testei. Isso principalmente porque o motor de varredura do TotalAV foi projetado pela empresa Avira, líder no mercado de antivírus.

O pacote completo do TotalAV é um pouquinho caro, mas com um desconto de US$80 para o primeiro ano, torna-se um dos produtos antimalware mais baratos do mercado.

Do que eu gosto:

  • Fácil de usar, ótimo para iniciantes.
  • Vem com um monte de recursos extras.
  • Varredura ultra rápida contra malware que não vai impactar no desempenho.
  • Ótimo suporte ao cliente.

Do que eu não gostei:

  • Vários recursos extras, como a VPN, custam dinheiro a mais.
  • Não vem com armazenamento seguro de arquivos e controles parentais, recursos presentes em produtos com um preço similar, como o Norton.

Conclusão:

TotalAV é simples e fácil de usar. Este é um dos programas antimalware mais completos disponíveis, e vem com recursos extras de ponta. Ele tira boas notas consistentemente em testes antimalware, e conta com um dos motores de varredura mais fortes do mercado. Se você precisa de um programa antimalware seguro e fácil de usar, com ótimos recursos extras, o TotalAV é uma boa opção.

 VISITAR TOTAL AV


4. Avira — Segurança completa contra malware

 

A Avira é uma das empresas mais bem conhecidas e respeitadas do mundo na área de cibersegurança. Seu motor antimalware também é um dos mais fortes do mercado, e consistentemente alcança 100% de eficácia nos testes do SafetyDetectives contra malware.

O pacote completo do Avira, Internet Security, combina seu poderoso antivírus com alguns ótimos recursos extras, como:

  • Gerenciador de senhas — sugere senhas seguras, mantém as senhas seguras e faz o login automaticamente em suas contas.
  • Atualizador de Software — garante automaticamente que você tem sempre a versão mais recente de cada aplicativo instalada em seu aparelho.
  • Privacy Pal — evita que suas informações pessoais e atividade online sejam coletadas e vendidas para anunciantes.

E apesar de eu não gostar de recomendar antivírus gratuitos, o antivírus gratuito do Avira é muito bom — conquistando o primeiro lugar nas minhas listas de melhores antivírus gratuitos para o Windows e de melhores antivírus gratuitos para o Mac de 2020. Mas, como eu mencionei antes, você não deveria confiar em nenhum programa gratuito para se proteger realmente contra malware.

Do que eu gosto:

  • A tecnologia de detecção de malware “projetada por engenheiros alemães” do Avira sempre alcança boas notas em testes.
  • Vem com um ótimo gerenciador de senhas incluído.
  • Seu programa gratuito é razoável para usuários com orçamento apertado.

Do que eu não gosto:

  • A Phantom VPN precisa ser comprada à parte.
  • Torna o tempo de inicialização significativamente mais lento.

Conclusão:

O pacote Internet Security do Avira fornece várias camadas de segurança e privacidade, e conta com um dos motores antimalware mais avançados do mercado. O Avira mantém seu hardware livre de malware, suas contas seguras e suas informações pessoais privadas. Mas o pacote não pode ser considerado verdadeiramente completo sem a Avira Phantom VPN, que, infelizmente, custa a mais.

 VISITAR AVIRA


5. McAfee — Melhores opções de customização antimalware

 

A McAfee é uma marca bem conhecida no mundo da cibersegurança e, como vimos em nosso artigo sobre o antivírus McAfee, seu produto mais recente é fácil de usar, altamente seguro e extremamente customizável.

O motor de proteção em tempo real é um dos melhores da indústria, apesar de eu, pessoalmente, sentir que sua varredura é um pouco lenta, levando várias horas para examinar todos os meus arquivos. Ainda assim, quando eu testei o programa, ele apresentou um desempenho de alto nível de segurança — juntamente com o Nortono Bitdefender e o Malwarebytes.

O plano mais caro do McAfee — chamado de Total Protection — vem com ferramentas de otimização do desempenho, um gerenciador de senhas, armazenamento criptografado e uma extensão para a web que bloqueia anúncios. Usuários dos Estados Unidos têm o benefício adicional da proteção contra roubo de identidade.

Dito isso, não sou muito fã da interface e não acho que o gerenciador de senhas incluído oferece valor suficiente. Outras marcas nesta lista, como o Norton, oferecem mais valor, mas o McAfee é uma boa escolha se você quer um antivírus versátil que combina ótima proteção com customização.

Do que eu gosto:

  • Proteção completa contra todo tipo de malware.
  • Altamente customizável.
  • Vários recursos extras, como armazenamento criptografado.

Do que eu não gosto:

  • A proteção contra roubo de identidade só está disponível nos EUA.
  • O gerenciador de senhas que vem incluído não é tão bom.

Conclusão:

O McAfee é um fabricante de antivírus líder no mercado, e vem protegendo aparelhos há décadas. Seu pacote Total Protection oferece um motor antimalware completo, capaz de detectar e remover todos os tipos de ameaças cibernéticas. Se você precisa de um antivírus versátil, o McAfee oferece um ótimo equilíbrio entre proteção e customização.

 VISITAR MCAFEE


😈 Qual a diferença entre vírus e malware?

O termo malware corresponde a qualquer programa malicioso feito para prejudicar ou comprometer um computador, aparelho ou rede. Às vezes, recebe outros nomes e pode se apresentar sob muitas formas diferentes, mas se for um programa projetado para algum tipo de ataque malicioso a um sistema de computador ou rede, é malware.

Exemplos incluem:

  • Cavalo-de-tróia. Malware que engana você para convencê-lo a instalá-lo.
  • Ransomware. Bloqueia seu aparelho ou transforma seus arquivos em linhas de código até que você pague um resgate.
  • Spyware. Registra os seus toques no teclado e as atividades em seu aparelho, e rouba suas informações pessoais e senhas.

Vírus são um tipo de malware. Vírus de computador agem como vírus orgânicos — eles infectam um sistema e então se multiplicam. Eles fazem isso inserindo código malicioso nas várias partes de um programa instalado nesse sistema.

👩🏼‍💻 Qual a diferença entre o programa antivírus e o antimalware?

O programa antivírus é especializado em combater vírus. Ele pode ser uma de várias ferramentas que você usa para manter seus aparelhos seguros contra essa ameaça específica. Dito isso, o antivírus é uma parte crucial de sua caixa de ferramentas de segurança. Vírus ainda representam um risco significativo no mundo da computação, especialmente para o Windows.

Mas vírus não são mais a única ameaça. O melhor programa antimalware detecta e destrói uma gama muito mais ampla de aplicativos maliciosos. A verdadeira proteção requer que os programas antivírus e antimalware trabalhem juntos para combater todos os ataques.

Também vale a pena notar que, porque o termo “antivírus” é bem conhecido entre os consumidores, várias marcas associam esse termo a seus produtos, apesar de, na verdade, oferecerem uma proteção bem mais ampla. Você precisa verificar com cuidado os recursos que cada software oferece.

😀 Qual o melhor programa antimalware para o Windows?

Todos os programas nesta lista oferecem ótima proteção para o Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Eu gosto particularmente do programa do Norton para o Windows, e o leve motor de varredura do Avira é ótimo para computadores mais lentos, que têm pouco espaço no disco rígido.

📋 Como eu sei se o meu computador está infectado com malware?

Sinais de que malware está presente num aparelho podem incluir:

  • Anúncios pop-up. Um excesso de anúncios pop-up é um sinal de uma infecção por adware.
  • Mensagens de erro. O malware pode causar erros inesperados em aparelhos e programas.
  • Problemas de desempenho. O malware pode usar vários recursos do aparelho, prejudicando o desempenho.

O Malware pode ter vários efeitos, incluindo:

  • Pode registrar seus toques no teclado e tirar capturas de tela do que você está fazendo online.
  • Roubar os dados de seu cartão de crédito e detalhes de login.
  • Danificar fisicamente seu aparelho ou tornar seus documentos pessoais inacessíveis.

Se você notar qualquer um desses sinais, baixe um programa como o Norton ou o Malwarebytes imediatamente e execute uma varredura completa do sistema.

🤔 Um programa antimalware substitui um antivírus?

Não necessariamente. Vários antivírus protegem apenas contra vírus e não oferecem proteção contra outros tipos de malware. Mas um antivírus como o Norton ou o TotalAV oferecem proteção total antimalware.