Você já deve ter percebido que o mercado passa por mudanças constantes, não é mesmo? Grande parte disso deve-se à evolução cada vez mais intensa da tecnologia, o que acaba influenciando fortemente não apenas a gestão, mas todos os aspectos do nosso trabalho e de nossas vidas.

Nesse contexto, é fundamental manter-se atualizado e saber o que está acontecendo no mundo da tecnologia da informação e quais são as tendências a curto, médio e longo prazo. Assim, você consegue garantir que a sua empresa ficará à frente da concorrência e que vai antecipar-se às necessidades e desejos do cliente e às exigências do setor.

Para tanto, ficar por dentro das publicações científicas, pesquisas, sites e conteúdo produzido pelos principais nomes da área é fundamental, mas os livros não podem ser deixados de lado. Por isso, no post de hoje, separamos os principais livros para CIOs que você precisa ler agora mesmo. Acompanhe e mãos à obra!

 

1. O verdadeiro valor de TI, de Richard Hunter e George Westerman

Uma das maiores consequências da evolução tecnológica dos últimos anos é o fato de que o setor de TI ganhou uma importância muito maior dentro do mercado. Em vez de servir principalmente como apoio, agindo de acordo com as demandas dos demais departamentos, o TI passou a ter uma atuação mais ativa e a participar das decisões estratégicas da gestão.

Essas e outras mudanças são retratadas e analisadas em O verdadeiro valor de TI, escrito por Richard Hunter e George Westerman, cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT — Instituto de Tecnologia do Massachusetts) e da empresa de consultoria tecnológica Gartner, nos Estados Unidos.

O livro foi desenvolvido a partir de um estudo conduzido pelos dois, em que eles conversaram com mais de 200 gestores de TI em diversos países. Nessas entrevistas, Hunter, Westerman e suas fontes discutiram dicas, segredos e estratégias para comandar seus próprios negócios, melhorar as práticas de TI, valorizar a equipe e, a partir de tudo isso, alcançar cada vez mais sucesso.

No centro de tudo isso, estão as portas que os gestores podem abrir para suas empresas com o auxílio e o aconselhamento do TI.

 

2. Steve Jobs: a biografia, de Walter Isaacson

Quando falamos de tecnologia e empreendedorismo, não há gênio maior do que Steve Jobs. Por isso, a biografia do guru da Apple escrita por Walter Isaacson é um dos títulos obrigatórios de livros para CIOs.

Isaacson acompanha toda a trajetória de Jobs, desde seus primeiros empreendimentos até a criação e ascensão da Apple, chegando até seu falecimento em 2011, aos 56 anos. Você vai se encantar e se inspirar com as lições profissionais e de vida que Jobs tem para compartilhar com qualquer pessoa que trabalhe com ou mesmo apenas se interesse pela TI.

 

3. O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

Em O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas, Ben Horowitz — um dos mais respeitados e relevantes empreendedores do Vale do Silício — conta a sua fascinante história como fundador, diretor, gestor e investidor de diversas empresas de tecnologia nos Estados Unidos.

Ao longo de toda a obra, Horowitz traz conselhos e dicas valiosíssimas sobre a sabedoria prática que ele adquiriu ao longo de sua carreira e os problemas mais difíceis que ele enfrentou — e resolveu — além de compartilhar conhecimentos essenciais sobre venda, compra, gestão e empreendedorismo relacionados ao mundo da tecnologia.

O objetivo do autor é dividir com o público tudo o que ele aprendeu na prática e que não é ensinado nas universidades. Mesmo antes de lançar O lado difícil das situações difíceis, Horowitz já havia conquistado leitores fiéis por causa de seu blog. O empreendedor fala sobre TI sem papas na língua, sempre de maneira crua, didática e muito envolvente.

 

4. A startup enxuta, de Eric Ries

A inovação é, definitivamente, um dos maiores conceitos do mercado atual. As empresas que não se modernizam e não revolucionam a forma com que trabalham e alcançam seus clientes está fadada a ficar para trás enquanto a concorrência inova.

Nesse contexto, A startup enxuta: como os empreendedores individuais utilizam a inovação, de autoria de Eric Ries, apresenta suas informações sobre gestão de TI com foco nos leitores que compartilham com ele o desejo de inovar, de empreender e de liderar (ou de aprimorar sua liderança em) uma startup com foco na tecnologia.

Tudo isso é trazido com uma linguagem dinâmica e clara. Por isso, Ries consegue trazer tanto suas próprias experiências quanto dados concretos sobre os caminhos que o mercado toma, a criação e o acompanhamento de métricas, planejamento estratégico e gestão financeira mesmo quando os recursos são escassos.

 

5. Gestão e liderança para profissionais de TI, de Pedro Tavares Silva e Catarina Botelho Torres

Com as evoluções pelas quais o setor de TI passa e vai continuar passando conforme a tecnologia evolui continuamente, um dos maiores desafios da área é a necessidade de gerir e liderar pessoas, ao mesmo tempo em que permanece cuidando do lado tecnológico da organização.

Para ajudar você nessa missão, os especialistas Pedro Tavares Silva e Catarina Botelho Torres publicaram Gestão e liderança para profissionais de TI, em que eles mostram a importância de unir conhecimento técnico com a gestão de pessoas para, assim, garantir o sucesso a longo prazo do seu negócio.

Então, se você é um profissional com um currículo invejável em termos técnicos e quanto à experiência acumulada ao longo da carreira, mas deseja chegar mais alto ou aprimorar-se dentro do mundo da gestão de TI, esse é um dos livros para CIO que não podem faltar na sua estante.

Viu só? O mundo da tecnologia da informação é cada vez mais complexo e fundamental para o sucesso das empresas de todos os setores do mercado.

Por isso, os profissionais que desejam permanecer relevantes e inovadores dentro desse contexto devem manter-se atualizados, sempre por dentro das tendências e mudanças do setor e, também, dos ensinamentos e dicas que os melhores nomes do TI tem para dividir com os gestores da atualidade por meio de suas obras publicadas.